Ensino de Língua Portuguesa na era digital: Como é possível?
Mônica Monção
13 de set. de 2017
1 min de leitura
O papel da escola no processo de ensino da linguagem é introduzir no cotidiano dos alunos elementos que os tornem capazes de refletir, criar e produzir os mais diversos textos pelos quais se comunicam. A atuação do professor de Língua Portuguesa deve caracterizar-se por uma pedagogia que auxilie os alunos a se apropriarem do saber linguístico e não apenas recebê-lo.
A língua portuguesa é a quinta língua mais utilizada na internet e a terceira mais "falada" nas redes sociais, segundo dados divulgados pela empresa de estatísticas Internet World Stats. É nesse contexto dinâmico e veloz que os nossos alunos estão inseridos, é nesse universo que eles estão conectados o tempo todo. Portanto, torna-se necessária a utilização da tecnologia em favor do ensino e da aprendizagem, complementando o desempenho dos alunos em relação ao domínio da língua.
A exploração e o bom uso das tecnologias como ferramenta nas aulas de língua portuguesa propiciam a aquisição de novos conhecimentos e auxiliam a prática pedagógica em sala de aula.
O uso da informática e dos recursos tecnológicos nas aulas de Língua materna é fundamental, visto que o crescente avanço das novas tecnologias digitais vem provocando uma nova postura nas pessoas em relação ao mundo e esse avanço tem refletido diretamente no modo como elas se comunicam.
Comentários