top of page
Destaque

Interatividade na Educação - Profº Dr. Marco Silva

Nosso blog é um espaço de diálogo sobre o crescente avanço das novas tecnologias digitais , o seu reflexo no uso da linguagem, na maneira como as pessoas se comunicam e nos desafios do ensino da língua portuguesa, diante desse novo paradigma.

A globalização, por meio da informática e da internet, tem nos cobrado um novo olhar em relação ao ensino na era digital, visto que a internet é um espaço fundamental para a divulgação de ideias e de conhecimento. É nesse ciberespaço que as pessoas, sobretudo jovens e crianças, dialogam sobre o mundo. Por isso, os recursos tecnológicos são ferramentas indispensáveis nas salas de aula, não só de língua portuguesa, mas em qualquer área do conhecimento.

 A criação desse blog, portanto,  objetiva a manutenção de um  espaço onde possamos trocar ideias sobre a linguagem na era digital e sobre a necessidade de uma nova abordagem de ensino. Convidamos  todos a dialogarem conosco e partilharem de nossas  reflexões e de  nossas propostas.

Conhecimento compartilhado: novas perspectivas para a educação

Debate - Direito Autoral - Reserva do Conhecimento dos Fatos - Bloco 1

A SOCIEDADE DO CONHECIMENTO E O ENSINO :UM GRANDE PARADOXO

06.10.2017 / Mônica Monção

Em pleno século XXI  a escola  ainda insiste em aulas mecanicistas que ensinam os alunos a decorar em lugar de pensar. Entretanto, a habilidade primordial a  ser  desenvolvida nos alunos é a de aprender a aprender. Nesse sentido, a escola e o professor também necessitam aprender e não mais ensinar, precisam aprender a mediar a aquisição do conhecimento e  a estimular a aprendizagem, pois só aprendemos aquilo que nos toca, que nos instiga, o que nos move a buscar o saber.

Quando o professor “ensina” e o aluno “ aprende”, o professor é o centro da relação,  a escola exerce um poder hierárquico que afasta, que segrega, que deixa uma lacuna na relação de aprendizagem. E, principalmente, com o avanço tecnológico esse modelo de ensino tornou-se um  grande paradoxo: tanto o professor ,quanto o aluno possuem em suas mãos, em apenas um click uma fonte de  informações  e de  pesquisas inesgotáveis. Portanto, o professor perde a posição de detentor do saber e passa a ser aquele que estimula o aprendizado, a pesquisa, o debate, a troca dos diversos saberes, no momento em que compreende que aprender é  troca, é ato contínuo, transformador, criativo e não um acúmulo de conhecimento e repetição de tarefas.

 É preciso, no entanto, compreender que  os saberes são provisórios, que  se modificam o tempo todo, sobretudo na atualidade, onde o novo se renova a cada minuto. Nesse sentido, a internet veio para democratizar o conhecimento e, portanto, esse modelo de escola que deposita conhecimento para que os alunos os acumule não cabe mais na sociedade atual. Quem acumula conhecimento não aprende, apenas reproduz fórmulas preexistentes, apenas repete o velho, ou seja, não pensa, não analisa, não cria. A sociedade exige cada vez mais um cidadão conectado com o mundo, um cidadão criativo, curioso,  crítico, pesquisador, um cidadão que aprenda a aprender  e não aquele que só acumula conteúdos.

 

Como usar as Novas Tecnologias na Educação sala de aula deve ser ambiente de criação

A Linguagem e a sua multiplicidade de sentidos - Extensivo Português | Descomplica

Vantagens e desvantagens da tecnologia na educação.

Vamos interagir um pouquinho?

Em sua opinião, com  relação ao ensino da língua portuguesa, especificamente, qual (quais) o(s) maior(es) paradoxo(s) existente(s) entre  a sociedade do conhecimento e  a maneira que a escola vem tratando o ensino? Que possíveis soluções poderiam ser adotadas?

Tecnologia da Educação

   O uso das tecnologias nos processos de ensino e    aprendizagem - Sala Debate - Canal Futura

Novas tecnologias na educação

Tecnologia e Educação Entrevista Prof.ª Vani Kenski USP

© 2017 por Educabyte

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Google+ B&W
bottom of page