Qual a importância da interatividade no ambiente escolar?
- Caroline Paiva
- 20 de out. de 2017
- 2 min de leitura
A educação no Brasil está enraizada no modelo antigo, o aluno continua sendo apenas receptor. A noção de que existe uma troca entre professor e aluno não é expandida e a escola acaba funcionando como uma fábrica, a opinião do estudante não é uma hipótese.
Pouca coisa mudou nesse tempo, principalmente em relação ao aluno na sala de aula, e é para mudar essa realidade que atualmente se discute a interatividade.
A tecnologia agregou bastante, não é mesmo? Por isso você chegou até essa matéria e pode ainda escrever a sua opinião aqui embaixo nos comentários. Temos todas essas ferramentas ao nosso favor para que a qualidade do que nós oferecemos seja boa.
Assim funciona na escola, uma aula bem preparada, que utilize diversos recursos para chegar ao objetivo, que é o aprendizado, promove a interação daquele grupo com outros grupos, comunidades, etc. A proposta da interatividade é conectar o maior número de pessoas, por diversos meios.
Voltando para a questão da sala de aula, que é o nosso foco, para interagir com os alunos, o professor precisa estar habituado ao que eles acompanham e utilizar dos meios tecnológicos para deixar a aula atrativa.
O aluno precisa se sentir estimulado o tempo todo, os eletrônicos tomam maior parte do tempo dele hoje, então é preciso que o professor saiba conduzir uma boa aula tirando proveito desse mercado que cresce cada dia mais.
Existem dois tipos de interação, a reativa e a mútua. Vejamos a diferença:
Na reativa há interação, mas o retorno é limitado. Quando perguntamos alguma coisa ao computador (ex. comando de voz pelo celular), ele está programado para responder até certo ponto, nada além disso. A troca de informação é possível, mas estamos lidando com algo programado para responder aquilo.
A mútua é justamente a interação aprofundada. Se eu estou conversando com alguém em uma sala de bate papo virtual, a troca de conteúdo é vasta e não me limita a perguntas técnicas/ diretas, porque estou lidando com um ser pensante do outro lado do campo virtual. Não é algo programado para responder somente aquilo que foi perguntado. Me permite uma interação muito mais ampla do que a reativa.
Para alguns estudiosos da área existe diferença entre interatividade e interação, mas para outros não! Clique nos links abaixo para ter mais desse conteúdo.
Comentários