Como trabalhar a Interatividade na sala de aula
- Gabriela Tavares
- 19 de out. de 2017
- 2 min de leitura
Interatividade é um conceito que quase sempre está associado às novas mídias de comunicação. Pode ser definida como:
“Uma medida do potencial de habilidade de uma mídia permitir que o usuário exerça influência sobre o conteúdo ou a forma da comunicação mediada. ” JENSEN, J.F. Interactivity: Tracing a new concept in media and comunication studies. vol. 19. Nordicom Review. 1998. pp. 185 - 204
E a interatividade na sala de aula e na linguagem, onde a encontramos?
Encontramos a interatividade na sala de aula pela troca de conhecimentos entre aluno e professor e o próprio diálogo entre os alunos com eles mesmos. A interação se dá através da produção de textos, apresentações, seminários, debates e dinâmicas.
Para que a sala de aula fique um espaço mais atrativo e dinâmico, é necessário que a tecnologia seja usada de maneira correta, através de aulas expositivas com lousa digital, criação de blogs entre o professor e o aluno, na qual eles se comuniquem e nesse blog seja exposto vídeos, jogos sobre a matéria abordada, exercícios, simulados. O espaço da sala de aula então seria um lugar para “provocar inquietações”, de perguntas e questionamentos.
Quando trabalhamos com jovens e adultos precisamos atentar e fazer com que as aulas sejam mais dinâmicas e fujam do sistema tradicional que muitas escolas ainda trabalham, pois eles possuem outras tarefas, como: trabalho e atividades domésticas que suprem seu tempo, e que ao chegar no espaço da sala de aula precisam estar mais motivados. Acredito que com os adolescentes seja mais difícil superar esse obstáculo ao tentar mudar sempre a rotina das aulas, pois se eles encontrarem uma facilidade para usar as mídias digitais, irão usá-la de forma inadequada e isso irá prejudicá-los. O professor nesse caso terá que ser o mediador e estar atento a quais mídias ele está se conectando e se usará esse meio de forma adequada.
Comentários